Subscribe Now
Trending News

Flor do Sertão

Apresentação

Começo de uma grande história…

A origem de Flor do Sertão remonta aos anos de 1950, quando as primeiras famílias, movidas pela bravura e pela esperança de encontrar um lugar para morar, estabeleceram-se aqui, em meio às matas, encarando incontáveis desafios e passando por grandes dificuldades.

Na década de 60 já eram dezenas de famílias, em sua grande maioria oriundas do Rio Grande do Sul, estabelecidas na região que atualmente faz parte de nosso município, desde as encostas do rio Sargento até as barrancas do rio das Antas. Na época a região pertencia ao município de Maravilha, criado em 1958.

Nos anos 80 já estavam criadas e bem povoadas as comunidades que hoje pertencem ao nosso município: Cabeceira do Poço Rico, Poço Rico Baixo, Costa do Sargento, Marmeleiro, Flor da Serra, Pedra Branca, Fuzil, Barra do Traíra e Flor do Sertão, que tornou-se distrito de Maravilha. Com igrejas, escolas, salões de festa, campos ou quadras de futebol, essas comunidades tinham vida própria e eventos sociais bem participativos.

As famílias eram numerosas e as principais atrações eram os eventos de igreja, os jogos de futebol, as festas de padroeiro, os grupos de jovens, além das rodas de baralho e outros atrativos nas “bodegas” das comunidades. Uma linha de ônibus fazia o transporte diário de passageiros, passando por algumas comunidades locais até a cidade de Maravilha, atendendo também os jovens que cursavam o Ensino Médio.

A atividade agrícola era a principal fonte de renda dos moradores locais, mas outras atividades também foram ganhando seu espaço, como a criação de suínos, frangos e gado, a produção de leite e o plantio de fumo, dentre outras. Na década de 90, pegando carona na onda de emancipações e criação de novos municípios, um grupo de lideranças locais abraçou o desafio de tornar realidade o município de Flor do Sertão, sonho concretizado em 29 de setembro de 1995. A partir de então, com lideranças bem atuantes e um povo trabalhador, este município empreendeu um caminho de transformações e desenvolvimento contínuo. Hoje Flor do Sertão é um município reconhecido e que ganha cada vez mais destaque no cenário local e regional.

A coragem daqueles que levantaram a bandeira da emancipação, há mais de duas décadas, se confirma na satisfação de vivermos em um município próspero, onde a valorização das pessoas é prioridade. Historicamente bem administrado e com um povo trabalhador, Flor do Sertão se destaca em diversas áreas, provando cada vez mais como é bom viver aqui!

Dados do Município

Região Turística: Vale das Águas
Área: 58.735 km (IBGE/2016)
População: 1579 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°46′
Longitude: 53°20′
Altitude: 302 m
Cidades próximas: Iraceminha, São Miguel do Oeste, Maravilha, Descanso,  Romelândia, São Miguel da Boa Vista.

Vale das Águas

O Vale das Águas oferece ao turista uma diversidade de opções para quem procura águas termais, minerais, hidrominerais ou sulfurosas. A região é rica na oferta de águas com as mais diferentes propriedades, mas também oferece lindos cenários em meio à natureza, com fontes, cascatas e áreas para a prática do turismo de aventura. O interesse cada vez maior dos pequenos agricultores em abrir suas propriedades para a visitação, proporciona ao turista diversas de opções de turismo rural com foco na vivência da agricultura familiar e nas agroindústrias da região.

IDMS de Flor do Sertão

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Flor do Sertão.

Saiba Mais

Localização

Pela BR 282, entre o KM 622 e 623, acessando a SC 161.

O Aeroporto de Chapecó, distante 100km de Flor do Sertão, mantém vôos diários, vindos de diversas grandes cidades do Brasil.